Detentora de duas vitórias no Open da Austrália, a bielorrusa Victoria Azarenka continua a impressionar nos courts de Melbourne. Esta manhã ultrapassou com facilidade a rival montenegrina Donka Konivic (n.º 54 do ranking WTA) com parciais de 6-1 e 6-2 em pouco mais de uma hora. Azarenka (n.º 16 WTA) cedeu apenas 3 jogos nos seus dois encontros do Open da Austrália.
A espanhola Garbiñe Muguruza poderá cruzar-se com Azarenka dentro de duas rondas e é outra das atletas em boa forma. A n.º 3 do ranking WTA conseguiu impor-se à belga Kirsten Filpkens com parciais de 6-4 e 6-2, num encontro que esteve interrompido cerca de meia-hora devido a um incidente com um espectador.
Referência ainda para a germânica Angelique Kerber, cabeça de série n.º 7 do torneio, que ultrapassou a romena Alexandra Dulgheru (n.º 61 WTA) por 6-2 e 6-4 e para a vitória de Ana Ivanovic (6-3 e 6-3) sobre Anastasija Svastova, tenista da Letónia que se apurou no qualifying.
Entre as primeiras 20 cabeças de série foram hoje afastadas a suíça Timea Bacsinszky, a sérvia Jelena Jankovic e a ucraniana Elina Svitolina. Esta última, recorde-se, fará parte da equipa da Ucrânia que irá defrontar Portugal na Fed Cup no início do próximo mês. Svitolina foi afastada pela japonesa vinda do qualifying, Naomi Osaka (n.º 127 WTA), com parciais de 6-4 e 6-4.