Fofó dá a volta em Valadares e fica perto do título
17/04/2016

Instantes finais emocionantes com golo decisivo de Patrícia Gouveia

Fofó dá a volta em Valadares e fica perto do título

Foi com um golo nos derradeiros instantes que o Futebol Benfica conquistou em Gaia um triunfo (2-1) fundamental para a revalidação do título. O Fofó passa a ter mais dois pontos que o rival desta tarde, o Valadares Gaia, e está em posição privilegiada para voltar a ser campeão.

O encontro de hoje terminou da forma mais emotiva possível. Já em período de compensações registava-se uma igualdade que favorecia mais as pretensões das anfitriãs, uma vez que as mantinha na liderança. Mas um livre sobre a esquerda levou o esférico para o emaranhado de jogadoras e haveria de proporcionar a Patrícia Gouveia a oportunidade de marcar.

Um golo muito importante mesmo a cair o pano a originar uma grande e justificada festa da equipa visitante, numa fase em que a repartição de pontos parecia inevitável.

Diga-se que o Valadares entrou melhor no jogo. Mais rápido sobre o esférico, com mais circulação de bola e a ganhar quase sempre na batalha do meio-campo. Não surpreendeu por isso que, aos 6′, surgisse a primeira situação de perigo a seu favor. Edite dá amplitude ao jogo solicitando Guita no flanco esquerdo. A camisola 21 tira uma adversária do caminho e desfere um remate direto, obrigando Jamila a defesa atenta.

Porém, haveria de ser num erro defensivo do Futebol Benfica que as nortenhas chegariam ao golo, à passagem do quarto de hora. Um atraso para Jamila que pontapeia com pouca força para a zona frontal da sua baliza. Dani Veloso capta o esférico e tem tempo para dar a direção perfeita, anichando-o no fundo da baliza visitante.

A perder, o Fofó reagiu, procurando ser mais pressionante e subindo mais as suas linhas. Porém não conseguiu superar a dificuldade do último passe e só em lances de bola parada levava o esférico para a grande área do Valadares. Até ao intervalo o lance de maior perigo voltou a acontecer na grande área encarnada, quando Edite Fernandes intercepta um novo passe para Jamila e isolada acaba por permitir a defesa da guarda-redes do Fofó.

A segunda parte foi bem distinta. A precisar de dar a volta ao jogo, o Futebol Benfica entrou com uma disposição totalmente diferente, inclusive com mais disponibilidade física, empurrando o jogo para o meio-campo adversário. Logo aos 49′ lograria chegar ao empate. Livre apontado por Filipa Galvão sobre a esquerda, Neide Simões não consegue segurar e o esférico sobra para Ana Teixeira igualar a partida.

Faltava muito para jogar, pelo que tudo voltava a ficar em aberto. O Valadares passa a viver muito da inspiração de Edite no eixo do ataque, mas sente mais dificuldade em impor o seu jogo a meio-campo. É o Futebol Benfica que tem mais iniciativa de jogo e causa perigo, sobretudo em lances de bola parada. Sílvia Brunheira esteve perto do segundo golo aos 65′ num cabeceamento muito perigoso.

Aos 65′, Guita dispõe da melhor oportunidade para a sua equipa no segundo tempo, mas Jamila opõe-se bem. A seis minutos do fim, é Mafalda que cria a melhor ocasião da etapa complementar, fugindo bem à marcação e rematando às malhas laterais. Para a história do encontro se concluir, faltava “apenas” o lance que pode ter decidido o campeonato.

Entretanto, o Albergaria Mazel bateu o A-dos-Francos por 2-0 e mantém-se na corrida. Está três pontos do novo líder que vai defrontar na próxima jornada. Há campeonato até ao fim.

 

 

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido