Portugal ineficaz perde com a Polónia
21/01/2016

Seleção falha na concretização num jogo em que foi quase sempre superior

Portugal ineficaz perde com a Polónia

A Polónia derrotou hoje Portugal por 1-0 no segundo jogo de preparação da Seleção Nacional com vista ao apuramento para o Europeu de 2017. Um golo em jogada de contra-ataque de Nikol Kaletka, a 20 minutos do fim, ditou o resultado num jogo em que as portuguesas dominaram quase sempre, mas foram pouco eficazes na construção ofensiva e na finalização. É a inversão do resultado de terça-feira, em dois jogos nos quais Portugal foi globalmente superior.

Um desafio realizado a um ritmo bem mais baixo do que o da última terça-feira e com características diferentes. Portugal assumiu desde o início o comando do jogo, com mais posse (62 por cento, no fim do jogo) e melhor circulação de bola, com as polacas menos intensas na sua pressão no meio-campo. Isto permitiu que a equipa lusa estivesse sempre mais perto da grande-área contrária.

Apesar disso, o acerto defensivo da Polónia e alguma precipitação na definição dos lances de ataque, não proporcionou às lusas a criação de oportunidades de golo claras. O melhor lance da primeira parte tem a assinatura de Dolores Silva, aos 31′, numa jogada concluída com um bom remate para a defesa da guardiã polaca.

Ricardo Neto manteve o habitual 4-2-3-1, mas efetuou algumas alterações em relação ao onze anterior. Apostou sobretudo na equipa que terminou o jogo com as polacas, ou seja, Ana Borges e Suzane Pires no corredor esquerdo, Dolores Silva no meio ao lado de Vanessa Marques e Edite Fernandes na posição de ponta-de-lança.

Para além dessas mudanças fez ainda entrar Rita Fontemanha para o lado direito da defesa e Mónica Mendes para o lado de Sílvia Rebelo no eixo defensivo. Do lado da Polónia as alterações foram ainda mais profundas, visto que alinharam de início todas as jogadoras que haviam ficado no banco no desafio anterior.

Na segunda parte a toada do jogo não se alterou com as portuguesas a empurrarem as adversárias para o seu meio-campo. O poderio físico e, por vezes, alguma dureza excessiva inibiam a construção de ataque lusa. Nos últimos vinte minutos Ricardo Neto tenta dar mais poder ofensivo à equipa e é a recém-entrada Diana Silva que, num remate de cabeça na pequena área, tem a melhor oportunidade de golo da equipa portuguesa.

Logo a seguir, aos 70′, num contra-ataque rápido, Nikol Kaletka marca o golo no primeiro remate das polacas à baliza de Neide Simões. Um tento contra a corrente do jogo e que afetou o ânimo da equipa portuguesa. Ainda assim, nos últimos minutos Portugal lança-se em busca do empate e uma excelente combinação entre Dolores Silva e Solange Carvalhas só é travada pela guarda-redes polaca. O último lance da partida quase proporcionava o segundo golo à Polónia, mas o resultado manteve-se inalterado não traduzindo a superioridade lusa ao longo de quase toda a partida.

 

FICHA DE JOGO

Portugal 0-1 Polónia

Estádio Municipal da Marinha Grande

Golo: Nikol Kaletka (70′)

Equipas

Portugal: Neide Simões; Rita Fontemanha, Sílvia Rebelo (Carole Costa 83′), Mónica Mendes, Ana Borges; Dolores Silva, Vanessa Marques, Suzane Pires (Solange Carvalhas 64′), Cláudia Neto (Amanda Costa 76′), Jéssica Silva (Carolina Mendes 69′) e Edite Fernandes (Diana Silva 64′).

Suplentes não utilizadas: Bárbara Santos, Matilde Fidalgo, Cláudia Lima e Fátima Pinto.

Treinador: Francisco Neto

Polónia: Daria Antonczyk; Aleksandra Sikora(cap.), Agata Gusciora, Jolanta Siwinska, Natalia Chudzic; Natalia Pakulska, Patrycja Balcerzac, Evelyn Nicinski, Marta Mika (Martyna Wiankowska 46′); Katarzyna Daleszczyk e Silvana Chojnowski.

Suplentes não utilizadas: Anna Szymanska; Hanna Konsek; Paulina Dudek, Dominika Grabowska, Ewelina Kamczyk e Nikol Kaletka;

Treinador: Woljciech Basiuk

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido