Portugal vence Polónia por 1-0
19/01/2016

Cláudia Neto e Carole Costa constroem o golo da vitória

Portugal vence Polónia por 1-0

Portugal derrotou esta tarde a Polónia por 1-0 no primeiro de dois jogos de preparação para o Europeu 2017. Uma boa exibição da Seleção Nacional que poderia ter sido traduzida numa diferença mais ampla no marcador, considerando as oportunidades desperdiçadas. Carole Costa fez, aos 29′, o único golo de um jogo em que a equipa revelou um bom desempenho coletivo.

Os primeiros quinze minutos pertenceram às polacas. A revelar poderio físico e agressividade, as forasteiras fizeram pressão no meio-campo luso, não permitindo que Portugal circulasse a bola e construísse as suas jogadas de transição. Neste período o esférico andou sempre nas imediações da grande área portuguesa, mas a única situação de verdadeiro perigo ocorreu aos 5′ quando Kamczyc, em boa posição, rematou ao lado. Nos cruzamentos a defesa lusa e a guarda-redes Neide Simões mostravam segurança.

A partir dos 20′ a equipa portuguesa impõe o seu jogo, aproveitando sobretudo o corredor direito para conduzir as suas iniciativas de ataque. Cláudia Neto começa a encontrar espaço para organizar o ataque, solicitando quase sempre a velocidade de Ana Borges. As duas jogadoras portuguesas estiveram muito perto de inaugurar o marcador aos 29′ com o esférico ao dispor à entrada da pequena área, mas acabaram ambas por tentar marcar e a bola seria desviada pela linha de fundo.

Aos 34′ Portugal chega ao golo. Um livre à entrada da área polaca com Cláudia Neto a converter com muita qualidade para uma defesa difícil da guarda-redes da Polónia e recarga vitoriosa de Carole Costa. Uma vantagem que as lusas começavam a justificar e que poderia ter sido ampliada a terminar a primeira parte num contra-ataque finalizado por Jéssica Silva para uma grande defesa da guardiã Anna Szymanska.

A segunda parte iniciou-se a um ritmo mais lento, com o treinador polaco a mexer no seu ataque. Mas seria Portugal a ficar muito perto do segundo golo, aos 70′, em mais um lançamento perfeito de Cláudia Neto para a velocidade de Jéssica Silva. A avançada lusa tentou fintar a guarda-redes adversária, mas não teve sucesso.

Este segundo tempo seria aproveitado pelos treinadores para lançarem novas jogadoras e experimentarem diferentes soluções com destaque para a estreia de Solange Carvalhas (do Anderlecht) na Seleção A. Nesta fase do desafio esta mesma jogadora evidenciou-se com uma boa jogada concluída com um remate forte mas ligeiramente ao lado do poste. Igual sorte teria Edite Fernandes que entrou bem no jogo e teve duas boas ocasiões de golo negadas pela guarda-redes polaca. Apesar destas oportunidades, o marcador não sofreria mais alterações.

 

FICHA DE JOGO

Portugal 1-0 Polónia

Estádio Municipal da Marinha Grande

Golo: Carole Costa (34′)

Equipas

Portugal: Neide Simões; Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva; Vanessa Marques, Amanda Costa (Suzane Pires 59′), Ana Borges, Cláudia Neto (Fátima Pinto 81′), Jéssica Silva (Solange Carvalhas 74′); e Carolina Mendes (Edite Fernandes 59′).

Suplentes não utilizadas: Bárbara  Santos, Mónica Mendes, Rita Fontemanha, Cláudia Lima, Diana Silva,

Treinador: Francisco Neto

Polónia: Anna Szymanska; Martyna Wiankowska, Agata Gusciora, Hanna Konsek, Aleksandra Sikora(cap.); Paulina Dudek (Natalia Pakulska 46′), Patrycja Balcerzac, Nikol Kaletka (Katarzyna Daleszczyk 46′); Dominika Grabowska, Ewelina Kamczyk (Jolanta Siwinska 77′) e Silvana Chojnowski.

Suplentes não utilizadas: Daria Antonczyk; Marta Mika, Natalia Chudzic, Evelyn Nicinski.

Treinador: Woljciech Basiuk

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido