Portugal fez por merecer mais
02/03/2016

Seleção com exibição positiva cede frente à Rússia (0-1) na Algarve Cup

Portugal fez por merecer mais

Portugal perdeu esta noite com a Rússia por 1-0 na jornada inaugural do grupo B da Algarve Cup. Um resultado que não traduz o bom desempenho da equipa nacional, que dispôs das melhores oportunidades para marcar ao longo dos 90′, mas acabou por sofrer um golo de bola parada contra a corrente do jogo. A verdade é que se viu uma seleção nacional já num elevado patamar de qualidade.

Na primeira parte, o tridente ofensivo luso causou muitas dificuldades à defesa russa. Com Amanda da Costa a fazer bem a interligação do meio-campo defensivo para o ataque e com um trio ofensivo com muita versatilidade e qualidade técnica, Portugal conseguiu por várias vezes criar desequilíbrios na linha defensiva russa.

Faltou um golo que esteve muito perto em diversas ocasiões, com saliência para um desvio de cabeça ao poste de Vanessa aos 31′ respondendo bem ao cruzamento de Ana Borges. As mudanças de velocidade da camisola 9 e o virtuosismo técnico de Cláudia Neto davam nas vistas e conduziam a várias situações de perigo na grande área adversária.

A segunda parte iniciou-se com o mesmo pendor atacante da equipa portuguesa. Aos 56′, um livre de Cláudia Neto leva a bola difícil para a guarda-redes russa, que larga para a frente e Carole emenda dando a sensação de golo que a árbitra não valida, considerando que o esférico não ultrapassa a linha de baliza.

Logo a seguir vem o inesperado golo da Rússia. Um livre no lado esquerdo que leva a bola bombeada para a grande área onde Makarenko cabeceia, fazendo o tento que ditou o resultado, aos 58′. A equipa das Quinas acusa o golo e parece mais ansiosa, tendo sido esse o seu período menos bom no jogo.

Francisco Neto refresca o meio-campo e Portugal continua a tentar chegar ao golo, mas a árbitra volta a ser alvo de protestos ao considerar falta de Dolores Silva dentro da grande área. No penálti, Terekhova atira ao poste e na recarga Patrícia Morais faz uma grande defesa.

Mesmo a terminar, a recém entrada Carolina Mendes desvia com um golpe da cabeça o esférico para a defesa da noite da guarda-redes Grichenko. Mais um lançamento em profundidade de Cláudia Neto para Ana Borges e um cruzamento que merecia melhor sorte.

Um desempenho positivo da seleção portuguesa a evoluir no sistema tático 4-3-3 que resultou em pleno, tornando o jogo da equipa lusa mais fluido e estruturado. Portugal foi uma equipa dominadora, a conseguir ocupar bem os espaços e a construir boas jogadas de ataque organizado durante grande parte do encontro.

 

 

Ficha do jogo

Portugal vs. Rússia 0-1

Estádio Municipal de Albufeira

Marcadoras: Daria Makarenko (58′)

Portugal: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo (Carolina Mendes 89′), Sílvia Rebelo, Carole, Inês Silva (Solange Carvalhas 77′), Dolores Silva, Tatiana Pinto, Amanda da Costa (Suzane Pires 67′), Cláudia Neto, Ana Borges e Vanessa Marques.

Suplentes não utilizadas: Neide Simões, Mónica Mendes, Rita Fontemanha, Edite Fernandes, Catarina Almeida, Fátima Pinto, Diana Silva e Raquel Infante.

Treinador: Francisco Neto

Rússia: Grichenko, Dmitrenko, Tsybutovich, Kozhnikova, Medved, Makarenko, Mashina (Chernomyrdina 63′), Morozova (Kostareva 84′), Terekhova, Pantiukhina (Cholovyaga 46′), Dmitrenko (Smirnova 84′) e Kurochkina.

Suplentes não utilizadas: Kochneva, Gordeeva, Kipiatkova, Ziiastinova, Pozdeeva e Danilova.

Treinadora: Elena Fomina

 

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido