Hóquei sem seleção nacional desde ano passado
27/05/2016

O decréscimo de atletas praticantes na modalidade é uma das causas apontadas

Hóquei sem seleção nacional desde ano passado

Em 2015 não houve seleção nacional, mas a Federação Portuguesa de Hóquei refere esta ausência como “opção estratégica”. Sofia Mateus, jogadora do Belenenses, conta que a modalidade está a sofrer um decréscimo no número de jogadoras seniores e acrescenta que “o hóquei em geral está a passar uma má fase.”

“As Seleções Nacionais Femininas participam em campeonatos europeus sensivelmente desde 2004, nos diversos escalões. Apenas durante o ano 2015 Portugal não participou em competições europeias, por uma opção estratégica, uma vez reformulado o plano de desenvolvimento de seleções nacionais neste género, que decorre do decréscimo significativo de praticantes na modalidade”, disse Joana Gonçalves, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei, que no passado chegou a integrar a seleção nacional.

Neste momento a estratégia da federação aposta na seleção sub16 que vai participar no Campeonato da Europa na Polónia, prova que dá apuramento para os Jogos Olímpicos da Juventude.

“As jogadoras mais jovens estão motivadas e vão ter a possibilidade de conhecer outras perspectivas da modalidade. No entanto, penso que é muito importante ter em atenção outras jogadoras que não cumprem o critério da idade para participar nesta seleção, nomeadamente aquelas que têm idades à volta dos 20 anos, que também têm um futuro muito promissor”, disse Sofia Mateus à WUP Sports.

A jogadora do Belenenses recorda os tempos em que fez parte da seleção nacional. “Tive o privilégio de participar pela primeira vez na seleção de sub21. Esta seleção para mim foi muito importante, não só por ter sido a primeira vez, mas também pelo facto de sermos um grupo ótimo tanto a nível técnico, como a nível de equipa. Para além de termos ficado em segundo lugar.”

“Sinto-me um pouco triste de não haver seleção feminina, pois mesmo para a evolução do hóquei em Portugal tem um impacto negativo, para além de que poderá interferir na motivação das jogadoras mais jovens”, concluiu Sofia que começou a jogar hóquei há mais de 20 anos.

Notícias Relacionadas

WUP Sports

WUP Sports

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

error: Conteúdo protegido