Susana Pontes prepara-se para o Campeonato Ibérico
01/03/2016

A campeã nacional de Ori-BTT tem vontade e esperança de alcançar o 1.º lugar

Susana Pontes prepara-se para o Campeonato Ibérico

A menos de duas semanas do Campeonato Ibérico de O-BTT, que se vai realizar nos dias 12 e 13 de março em Zaragoza, Espanha, Susana Pontes é o destaque português na prova. A campeã nacional de orientação em BTT já se tem vindo a preparar há muito tempo, encontrando-se agora numa “fase de abrandamento de carga”.

Susana Pontes é professora de educação física, começou a praticar Ori-BTT há 14 anos e já colecionou vários títulos ao longo destes anos. “Nas competições que participar quero dar sempre o meu melhor e, se possível, somar sempre mais um ou outro título ao já grande palmarés que possuo”, contou à WUP Sports. A atleta acrescentou, ainda, que pretende demonstrar que “a idade não é uma barreira que nos impeça de conseguir mais um feito e uma boa prestação”.

A sua preparação para o Campeonato Ibérico, onde o ano passado conquistou o terceiro lugar, não começou agora e a esperança e vontade de alcançar o primeiro lugar está presente. “Qualquer competição é difícil. Mas para quem gosta, muitas das barreiras são ultrapassadas. Quando nos empenhamos, os impossíveis, por vezes, tornam-se possíveis”, disse.

Susana Pontes lamenta que nem todos conheçam a modalidade e mesmo muitas pessoas próximas da atleta pensam que apenas faz BTT. “Não é uma modalidade com muitos praticantes, apesar de ser uma modalidade bastante desafiante. Mulheres, quase nenhumas”, referiu. Susana sente-se “pouco compreendida” e conta que praticando Ori-BTT conhece “locais únicos” que por vezes apenas se visita uma vez na vida. “Experiências únicas que não se explicam.”

Até ao Campeonato Ibérico faltam menos de duas semanas. “É evidente que não irei começar a preparação agora. Já tem vindo a ser construída, nomeadamente com participações competitivas e em outras modalidades. Agora começa uma fase de abrandamento da carga e preparação específica: mais BTT (se possível com mapa), mais BTT e mais BTT!”

Notícias Relacionadas

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido