Filipa Martins está quase a realizar sonho dos Jogos Olímpicos
24/02/2016

Ginasta revela à WUP Sports como se está a preparar para o test event do Rio 2016

Filipa Martins está quase a realizar sonho dos Jogos Olímpicos

Ana Filipa Martins está a um pequeno passo de concretizar o sonho de ir aos Jogos Olímpicos. O desempenho no test event agendado para abril servirá para confirmar essa ambição. A primeira ginasta nacional da história a apurar-se para a final de All-Around de um Campeonato do Mundo apresenta um currículo invejável. Nove medalhas em Taças do Mundo, duas das quais de ouro, vitória no circuito de Taças do Mundo FIG de Paralelas Assimétricas e medalha nas Universíadas de Verão da Coreia do Sul.

WUP Sports: Em que fase está da sua preparação para o test event dos Jogos Olímpicos?

Filipa Martins: Já fiz o estágio de preparação. Vou ter uma Taça do Mundo no final de março, no Qatar, que também serve de preparação. Depois tenho algumas provas nacionais. Até ao test event é o que está previsto.

WS: Quais são os seus níveis de confiança em relação à participação nos Jogos do Rio 2016?

F.M.: Sei que treino muito e muitas horas para conseguir estar no nível em que estou e sou uma pessoa dedicada e determinada. Sinto-me confiante. Sei que a minha treinadora vai fazer tudo em termos de planeamento de treino para que eu consiga fazer uma boa prova e por isso tenho tudo para estar confiante.

WS: Sente estar mais forte em algum dos quatro aparelhos, há algum aspeto que sinta ser necessário aprimorar?

F.M.: Neste momento ainda há coisas a limar. Faltam dois meses para o test event, mas creio não existir nada que esteja muito mal neste momento. Acho que até lá se consegue acertar e colocar tudo direitinho.

WS: Sendo uma das melhores ginastas portuguesas de sempre, até que ponto sente que o seu trajeto é reconhecido?

F.M.: Sei que há muita gente em Portugal que não conhece a ginástica. Não se ouve falar, também porque os media não lhe dedicam muita atenção. Mas sinto que as pessoas que estão dentro do meio e familiares de ginastas me apoiam. Enviam-me mensagens de apoio antes das competições, comunicam depois das provas… É muito bom ter esse reconhecimento.

WS: Quem passar por alguns dos centros de alto rendimento em Portugal encontra muitas imagens dos feitos da Filipa Martins. Sente que já conquistou um lugar na história da ginástica portuguesa?

F.M.: Não… Claro que isso me faz sentir bem… [risos]. É um reconhecimento do trabalho ao longo de muitos anos. Às vezes recebo mensagens das pessoas a dizer que viram a minha imagem não sei onde… É estranho. Ainda é um pouco estranho porque não estou habituada. Agora, à medida em que comecei a ter bons resultados comecei a habituar-me. As pessoas vêm falar comigo, pedem-me entrevistas, enviam-me mensagens… É bom sentir que as pessoas gostam do meu trabalho e usam fotografias ou posters das minhas atuações para as exporem.

WS:  Os Jogos Olímpicos são algo com que sonha todos os dias?

F.M.: É um sonho que tenho desde pequena, mas tento viver cada dia, cada prova e tento dar sempre o meu máximo não pensando apenas no objetivo final, porque sei que neste desporto pode haver muitas lesões, posso não chegar lá, pode acontecer alguma lesão pelo caminho… Acho que pensar apenas no Jogos nos pode fazer retroceder nas outras provas por estarmos demasiado focadas naquilo. Tento focar-me em cada dia a cem por cento e dar o máximo em cada prova. Depois quando chegar lá, logo se vê…

WS: Há alguma ansiedade em relação à importância deste ano desportivo?

F.M.: Acredito que se tudo correr normalmente, não será muito difícil apurar-me para os Jogos Olímpicos mas claro que sentimos um pouco mais de preocupação e de stress antes da prova.

WS: Depois dos Jogos Olímpicos, quais são as suas metas?

F.M.: Depois do Jogos, quero focar-me um pouco mais na Faculdade porque é sempre muito difícil conciliar tudo e este ano tenho tido muitas competições. Depois quero estar também nos próximos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

 

 

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido