Dolores Silva ainda fez sonhar frente à Espanha
08/04/2016

Segunda parte de qualidade de Portugal não chegou para evitar derrota (1-4)

Dolores Silva ainda fez sonhar frente à Espanha

A Seleção Nacional sofreu esta tarde uma pesada derrota frente à Espanha (1-4) em jogo da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2017, realizado na Covilhã. Um resultado demasiado desnivelado face ao futebol exibido por Portugal na segunda parte quando a equipa das Quinas esteve próxima do empate.

O primeiro quarto de hora foi de intenso domínio espanhol com Portugal a sentir dificuldades em fazer circular o esférico, errando muitos passes. A Espanha dispõe nesse período de duas oportunidades flagrantes, primeiro num cabeceamento de Hermoso, aos 10′, e depois numa boa combinação que coloca Alexia Putellas frente à guarda-redes portuguesa. Em ambas as situações Patrícia Morais foi gigante na baliza lusa.

Ultrapassada esta fase de maior pressão inicial, Portugal conseguiu libertar-se da teia espanhola, estabilizou o seu jogo e foi ganhando maior tranquilidade, trocando a bola com mais propósito e neutralizando as iniciativas de ataque das adversárias.

Foi nesse período, porém, que aconteceu o golo inaugural. Um cruzamento que Sílvia Rebelo alivia para a entrada da área onde Virgilia Torrecillas remata de pronto para o fundo das redes aos 36′. Um tento que abala a equipa lusa e dá um novo alento à Espanha. O segundo não tarda. Uma iniciativa de Vicky Losada que assiste Alexia Putellas para um golo fácil aos 40′.

Na segunda etapa a feição do jogo alterou-se por completo. Portugal subiu as linhas, passou a pressionar no meio-campo contrário e a aproximar-se com perigo da grande área da formação espanhola. Finalmente a equipa das Quinas dá expressão à qualidade das suas executantes e o golo premeia uma das mais virtuosas no encontro desta tarde.

Dolores Silva finaliza uma jogada bem gizada, com Vanessa Marques a abrir na direita em Amanda da Costa, que faz o cruzamento, a guardiã Lola Gallardo sacode e Dolores atira de forma perfeita. O ascendente luso nesta fase da partida é claro, quase encostando a Espanha às cordas. Este é também o melhor período de Cláudia Neto que, aos 82′, desfere um remate que passa a centímetros da barra.

O balanceamento ofensivo português acaba, porém, por ser aproveitado de forma exímia pela seleção espanhola que a três minutos do fim desfere o golpe fatal. Um contra-ataque veloz e bem desenhado concluído por Amanda Sampedro. Terminava o sonho português. Verónica Boquete agrava ainda mais o castigo com o 4-1, pouco antes do apito final.

 

Ficha de Jogo

Portugal 1-4 Espanha
Estádio do Complexo Desportivo da Covilhã

Marcadoras: Virginia Torrecilla (36′), Alexia Putellas (40′), Dolores Silva (66′), Amanda Sampedro (87′) e Verónica Boquete (89′)

Portugal: Patrícia Morais, Matilde Fidalgo, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Amanda Costa (Fátima Pinto 79′), Suzane Pires (Ana Borges 68′), Cláudia Neto, Vanessa Marques e Diana Silva (Edite Fernandes 82′).

Suplentes não utilizadas: Jamila Marreiros, Mónica Mendes, Raquel Infante e Solange Carvalhas.

Treinador: Francisco Neto

Espanha: Lola Gallardo, Celia Jiménez, Leila Ouhabi, Ruth Garcia, Virginia Torrecilla, Marta Corredera (Olga Garcia 64′), Marta Torrejón, Jennifer Hermoso (Vero Boquete 65′), Alexia Putellas, Vicky Losada (Alexandra López 79′) e Amanda Sampedro.

Suplentes não utilizadas: Sandra Paños, Andrea Pereira, Maria José Perez e Erika Vázquez.

Treinador: Jorge Vilda

Notícias Relacionadas

WUP Sports

Informamos que o site wup.pt não é atualizado desde dia 1 de junho de 2016, mas contém ainda todas as notícias e vídeos elaborados antes.

Para mais informações, contacte-nos através das nossas redes sociais ou e-mail (geral@wup.pt) e inscreva-se na nossa newsletter!

WUP Sports

WUP Sports

error: Conteúdo protegido