O Restauradores Avintenses é uma das equipas sensação da fase de apuramento de campeão de futsal. Este domingo impôs-se ao Novasemente (4-1) e é, tal como o Sporting e o Vermoim, uma das equipas invictas nesta fase da prova. Uma exibição muito conseguida, onde sobressaíram Cátia Morgado e Júnior, que bisaram.
O Pavilhão Prof. Miranda de Carvalho, em Gaia, com as bancadas bem preenchidas, assistiu a uma partida com bons momentos de futsal. O Avintenses denotou desde o início a ambição de construir um resultado positivo, com boa circulação de bola e acutilância ofensiva. Não se estranhou, por isso, o golo inaugural, aos 7′, por Cátia Morgado.
O Novasemente tentou reagir e conseguiu chegar à igualdade num belo remate cruzado de pé esquerdo de Sofia Ferreira, aos 12′. Mas as anfitriãs não demoram a responder. No minuto seguinte, Júnior recoloca o Restauradores Avintenses na frente do marcador, com a equipa a controlar muito bem o jogo até ao intervalo.
Na segunda metade, as visitantes tentaram entrar mais pressionantes, mas as movimentações ofensivas não conseguiam iludir as adversárias. Foi mesmo o Avintenses a atirar duas vezes ao poste antes do 3-1, de novo por Cátia Morgado. Foi já com o adversário a apostar no guarda-redes de campo (missão assumida por Pisko, como é habitual nestas circunstâncias), que a equipa da casa aproveitou para ampliar, em bis de Júnior.
Um triunfo que assenta bem à equipa que melhor conseguiu circular o esférico e criar situações de desequilíbrio na defesa contrária. Por sua vez, o Novasemente dá um passo atrás no seu objetivo de revalidar o título de campeão nacional.
Refira-se ainda que no jogo que completava esta quinta jornada, o Benfica foi vencer a Carcavelos o Quinta dos Lombos, curiosamente também por 4-1. As encarnadas ocupam agora o quarto lugar, a dois pontos do terceiro, precisamente o Restauradores Avintenses.